top of page
  • Foto do escritorHenrique Cerioni

NOSSOS ELOS • EDIÇÃO MAIO/2023

ATIVIDADES DA PECUÁRIA DAS FAZENDAS DO MATO GROSSO DO SUL

Durante o mês de abril de 2023, encerramos a estação de monta 2022/2023 das fazendas Lirio do Vale e Água Limpa. Foram inseminadas durante toda a estação, que durou de setembro/22 a abril/23, na Lirio do Vale, 1.329 matrizes Nelore e 57 matrizes Puras Santa Gertrudis e na Água Limpa, 383 matrizes M1 (meio sangue Santa Gertrudis registradas).



O total de matrizes trabalhadas foi de 1.769, todas inseminadas com touros crioulos da fazenda União do Brasil, sendo eles: Quebec UB, Quartzo UB e Joaram UB. Somente o lote de puras é que utilizamos mais dois touros não crioulos, sendo: Pontal 2 e Mileniun Pionero 3752, além dos 3 citados acima.


Na fazenda Lirio do Vale já foram desmamados os lotes de bezerros nascidos em julho e agosto. Além disso, a parceria com a Embrapa/Geneplus vem se fortalecendo, com mais animais sendo avaliados e, dessa forma, gerando dados de controle e avaliação ainda mais precisos. O técnico da Embrapa/Geneplus, Maury Dorta esteve avaliando os animais da desmama e de sobre ano, tanto na Fazenda Lírio do Vale quanto na Fazenda Água Limpa.



ATIVIDADES DA PECUÁRIA DAS FAZENDAS DE SÃO PAULO

Finalizamos a estação de monta com total de 1939 IATF, sendo:

Estância 2R: 261

São Luis: 375

Santo Antonio: 263

FUB: 308

E nas parcerias:

Mandaçaia: 640

Dr Remo: 92


Iniciamos a desmama dos animais nascidos no mês 8 e, nos próximos meses, daremos sequência na desmama. Faremos toque na vacada para encerrar estação e estamos com planejamento feito para edição 2023 da Prova de Avaliação de Desempenho da FUB.


Em Janeiro, fizemos o primeiro abate com nosso rótulo da marca União da Carne

e estamos com outro lote pronto para abate nos próximos dias.


Estamos com 30 touros tratando para o leilão, que neste ano será no dia 26/9 e será com transmissão virtual pelo Canal do Criador.



AGRICULTURA

No 1º trimestre do ano, foram realizados pelos colaboradores do grupo Fazendas União do Brasil diversas atividades na área da agricultura:

• Preparo do solo;

• Aplicações de adubo; Dessecação para colheita;

• Aplicação de defensivos;

• Plantio de grama para a pastagem; curvas de nível;

• Construção e manutenção de estradas de acesso à fazenda e demais arrendamentos.


Nesse período também foi iniciada a colheita de milho para silagem e, em paralelo, a colheita de milho para grãos, para armazenagem nos silos.


Durante esse período a fábrica de ração não parou: manteve o abastecimento alimentar dos bovinos, do confinamento e dos ovinos, além da produção de farelo de soja, óleo de soja e moagem do milho grão.


Durante o mês de abril, as atividades acima se mantiveram, acrescentando o início da colheita de soja além da venda e entrega de uma quantidade de soja e milho para armazéns.


DESTAQUES DA OVINOCULTURA NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

Em janeiro iniciamos a estação de monta das matrizes, no sistema de monta natural, atingindo 93,5% de prenhez (a maior taxa já atingida!). A parição iniciará em junho.


Em abril, estivemos presentes na 50ª Expoagro de Itapetininga, onde tivemos oportunidade de expor nossos animais e mostrar um pouco do nosso trabalho.


Doamos uma borrega Texel para um leilão beneficente (cujo objetivo era arrecadar fundos para construção do banco de sangue municipal de Itapetininga). A borrega foi leiloada por R$ 7.000,00.



PRESENÇA MARCANTE NA 50ª EXPOAGRO

No mês de Abril, participamos como expositores na 50ª Expoagro, em Itapetininga. Ao longo dos 10 dias do evento, pudemos expor nossos bovinos e ovinos para milhares de pessoas, que puderam conhecer de perto nossos animais.


Além da exposição dos animais, nossos médicos veterinários Letícia Corrêa e Anderson Fernandes puderam expor em palestras as experiências e o modelo de trabalho utilizado aqui nas fazendas.

Além disso, nosso stand serviu de cenário para algumas entradas ao vivo da equipe de jornalismo da TV Tem, inclusive com entrevista concedida pela Marcela. A matéria pode ser conferida neste link: https://globoplay.globo.com/v/11558396/



CONGRESSO MUNDIAL DO SANTA GERTRUDIS SERÁ NO BRASIL, E A FUB SERÁ ANFITRIÃ

Em novembro e dezembro de 2023 ocorrerá no Brasil o Congresso Mundial da Raça Santa Gertrudis. Será um momento muito importante para a divulgação e o reconhecimento da raça. Serão criadores do mundo todo que virão ao Brasil, e nossas Fazendas estarão no circuito de visitas oficiais do evento. É um orgulho para nós podermos compartilhar as nossas melhores práticas e como fazemos a nossa produção no ciclo fechado – da lavoura à carne. Ao longo do ano traremos mais detalhes e novidades sobre o evento!



ANIVERSARIANTES DOS MESES DE MAIO E JUNHO

Nossos cumprimentos aos aniversariantes dos meses de maio e junho:

MAIO

• 5/5 - Elana Graciele

• 16/5 - Wagner Mota

• 22/5 - Orlando Firmino

• 23/5 - Edson

JUNHO • 3/6 - Iago Gabriel

• 6/6 - Marcos Leodoro

• 10/6 - Larissa Duarte

• 15/6 - Luiz Gomes

• 15/6 - Alex Sandro José da Silva

• 16/6 - Alessandro Barbosa Braz

• 19/6 - Hualas Oliveira Dantas

• 22/6 - Alex Lincoln

• 28/6 - Leticia Corrêa

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page